quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visita ao Museu Grão Vasco
No dia 18 de Maio de 2009, os alunos do 5º ano da escola fizeram uma visita ao museu Grão Vasco em Viseu. Nesta data, celebra-se o Dia Internacional dos Museus.
Saímos da escola às 09:15h, em autocarro. Apeamos no centro de Viseu e subimos à zona histórica da cidade. Aí vimos uma praça com a estátua de D.Duarte, filho de D.João I, e depois já junto ao Museu, havia um pelourinho, a Sé, a Igreja da Misericórdia, tudo em construção granítica.
Já dentro do Museu, fizemos experiências com alimentos vegetais cozidos e aprendemos que todos eles têm pigmentos que lhe dão cor. Eram dessas substâncias que os pintores faziam as suas tintas. Fomos de seguida observar os quadros mais célebres de Grão Vasco, pintor do século XVI. Este artista pintava essencialmente motivos religiosos, mas dando mais atenção aos seus quadros, descobrimos elementos alusivos aos descobrimentos: um dos reis Magos era Índio; viam-se barcos dos descobrimentos, ou naus ou caravelas; o vestuário das figuras pintadas era debruado a ouro. Ficámos a saber que o quadro mais famoso foi o de São Pedro.
Nós estivemos no Museu da nossa cidade e gostámos; o leitor deve fazer também a sua visita e ver com os seus próprios olhos uma das maravilhas do nosso distrito.